Mídia &
Notícias

Lar afetivo

Buddmeyer Luxus, 06/2017

Em sintonia com os novos moradores da casa, Marina Linhares reforça o que sempre valorizou, as demandas pessoais como prioridade na criação de projetos plenos de aconchego.

Texto Cristina Teixeira Duarte

Marina Linhares sempre surpreendeu pela personalidade de seus projetos. Talento já evidente em Casa Cor, um dos primeiros palcos da jovem profissional, que largou a faculdade de Administração de Empresas para se dedicar à decoração. Há nos ambientes que compõe um adorável realismo de lugar vivio, de casa da gente, sem prescindir daquele toque de sedução que alimenta o morar das vitrines. A irresistível beleza de não cenários é a assinatura de Marina Linhares.

Essa arquiteta de interiores paulistana só faz colecionar sucesso em duas décadas de trajetória, que percorre com o mesmo frescor do início. Seu segredo talvez esteja na capacidade natural de gerar sinergia com os clientes e identificar prioridades em prosas descontraídas, mas nunca superficiais. A captura das necessidades cotidianas, de memórias afetivas, os valores daquela família, o acervo disponível, os objetos a serem conquistados e outras sutilezas mais resultam em propostas únicas, moldadas ao estilo de vida de cada um. “A estética é fundamental, mas o principal está no que é bom para quem vai morar na casa. E isso é muito particular. As pessoas hoje querem o receber informal, o conforto dos seus, uma casa totalmente vivida a partir do que gostam”, conta Marina, que aplica o critério em sua própria casa, onde vive com o marido e as duas filhinhas, integrando com muita graça e funcionalidade a sala de estar, biblioteca e cozinha diante dos jardins. “O eixo da casa está mudando tão rápido quanto o mundo! “E deve respeitar o que cada um valoriza. Ninguém mais está preocupado com regras rígidas. O desejo é por algo real, prático, feito com beleza, elegância e qualidade”.

– Marina leva para a própria casa a mesma coerência que norteia seus projetos: espaços integrados, elegantes e descontraídos, que valorizam a natureza, o acolhimento de todos e o estilo de vida de cada um.

Acolher para morar

Embora seu estilo esteja desde sempre ligado ao bem-estar, Marina Linhares acredita que a necessidade de acolhimento ;e uma tendência cada vez mais presente e já percebida fortemente por colegas da área. Assim, para ela a ideia de estar e pertencer a um espaço passa pela contextualização de cada elemento do décor. “Chamo a isso de aterramento, o cuidado de escolher os móveis, materiais, cores e objetos que tragam de volta as raízes de quem vive ali, que remetam o morador a lugares, experiências e sensações capazes de traduzir o seu jeito de viver”. De fato, aconchego é o que não falta em seus projetos. Além dos interiores que projeta para arquitetos de peso, Marina Linhares é presença aguardada em Casa Cor SP, onde foi revelada e sempre reserva inovações para surpreender os visitantes. São da mostra os ambientes dessas páginas, em que a combinação finada entre materiais, texturas, tons e estampas se tornam uma saudação de boas-vindas. Impossível não se sentir à vontade nos ambientes plenos de luz e conforto que concebe, onde há de tudo e nada em excesso.

Os elementos dialogam com fluidez, certamente como ela faz com os clientes. Essa sintonia com as pessoas lhe dá a segurança necessária para encarar os novos tempos, que vêm chegando. E sem cerimônia, como convêm às demandas contemporâneas do morar. Quem traz o inusitado são os millennials, a chamada geração Y, que prefere dividir do que possuir. A essa postura inusitada se junta a diminuição dos espaços, suas mudanças de função, a necessidade cada vez maior da natureza e do artesanal. “Por isso, não sei dizer para onde vai essa casa, em que os moradores são bastante desapegados. Talvez venham a compartilhar as casas! Ainda não consigo imaginas essa coisa desenraizada, genérica, uma casa sem o rosto de um dono. Mas há uma mudança em curso, que cabe aos mais jovens aos poucos acessar e definir”.

“Casa Cor é um grande laboratório do morar, onde nós, profissionais, somos os clientes de nós mesmos, dispostos a nos testar, desafiar e principalmente inovar”

– Neste ambiente de puro acolhimento, o convívio harmonioso entre o melhor design e toques rústicos comprova toda a versatilidade de Marina Linhares.